terça-feira, 28 de abril de 2009

O rock da Almarock no Pirão

Um quinteto de Blumenau vem conquistando o público catarinense desde 2005, com músicas bem elaboradas e arranjos muito bem produzidos, além de marcantes. O Almarock tem Rudy Rock na voz, violão e guitarra, JP na bateria e vocais, Rafa e Jota Fortinho, na voz e violão.

Influenciados por vários estilos musicais – como o pop rock e o funk – eles surgiram com a proposta de trazer a essência do rock’n’roll. As letras são inspiradas no cotidiano e em experiências dos próprios integrantes e algumas, como “Tudo acaba em samba”, fazem críticas sociais.

Mas... no Pirão Catarina, a entrevista tomou outros rumos. Isso porque, uma semana antes da gravação do programa, os integrantes anunciaram uma pausa nos projetos da banda, para se dedicarem a trabalhos solos. Segundo eles, a Almarock não chegou ao fim, mas os detalhes você confere no domingo, dia 03, às seis da tarde, na Univali FM – 94,9 ou www.univali.br/radio.



quinta-feira, 23 de abril de 2009

“É som peixeiro, nego!”

Cultura açoriana e portuguesa, rock, som peixeiro de raiz e ritmos africanos. É nesse caldeirão de ritmos e costumes e idéias que o Pirão Catarina vai entrar no ar neste domingo, dia 26.

De Itajaí, a banda Tarrafa Elétrica surgiu em 2003 e mistura na sua música tudo o que tem a ver com a cultura peixeira. Eles apareceram como uma novidade musical da região, já que foram uma das primeiras bandas a assumir uma postura de divulgação das práticas locais.

Com esta proposta a banda está lançando o seu primeiro CD, “Linhada de Cultura”, que reúne as principais composições de quase seis anos de carreira. Entre elas está a música “Seu Arildo”, que levou a proposta da Tarrafa Elétrica para além das fronteiras do estado, como na participação em uma matéria no canal Futura e no convite para representar Santa Catarina na “Festa dos Estados”, em Brasília.

Não perca. Pirão Catarina, domingo, às 18h, com Evandro Che (voz), Emmanuel Schmidt (guitarra), Thomaz Tessler (baixo), Christian Valias (percussão), Ricardo Abajur (percussão), Rodrigo Magaiver (violão voz, trombone e viola caipira) e Gustavo Soares (voz e percussão). Rádio Univali FM, 94,9 ou www.univali.br/radio .



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Uma viagem ao onírico com a Trupe Sonora Casa de Orates

Você quer embarcar em uma viagem ao mundo dos sonhos? Então, carimbe o seu passaporte e não perca o Pirão Catarina deste domingo, dia 19, com a Trupe Sonora Casa de Orates, de Itajaí.

O pessoal da Casa de Orates está na estrada desde 2003. Uma das principais características da Trupe são suas composições, marcadas pelas influências de vários ritmos e movimentos musicais, como o rock progressivo com pitadas medievais e psicodélicas. Toda essa mistura acabou gerando um estilo muito peculiar. Além disso, eles buscam nos sonhos inspirações para as letras das músicas.

Neste programa, o nosso bate-papo vai ser inspirado no novo CD, que está em fase de criação, e no novo formato do show “Sonhos: uma viagem ao onírico” que, mistura cinema, teatro e música para representar os sentimentos humanos.

Marcelo, Ciara, Darlan, Jonata, Euclydes, Julio e Marcio são os sete músico-atores que dão vida aos personagens do show – que vai acontecer no dia 25, sábado, no Teatro Municipal de Itajaí.

Pirão Catarina, às 18:00 horas, na Univali FM - 94,9 ou www.univali.br/radio .


quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Pirão embala no ritmo latino de Daniel Montero

Hablas español? Si? No?

Independente da sua resposta, não tem porque você deixar de ouvir o Pirão Catarina deste domingão, dia 12, com o músico Daniel Montero. Ele, que é um viajante da música nacional e internacional, nasceu no Uruguai, mas faz mais de vinte anos que escolheu Santa Catarina como inspiração para dar vida às suas composições.

No programa, ele vai mostrar um pouco dessa música sem fronteiras, com um sabor latino, encontrada no seu novo CD, intitulado “Ensaios”, que está acabando de sair do forno.

Muito músico bacana aqui do estado ajudou a enriquecer este segundo CD do Daniel Montero que, aliás, está muito bem produzido e com um swing agradável de se ouvir. E, pra quem estava ansioso por letras em português, vai poder conferir três composições, além de mais sete em espanhol.

Ahá! Achou que a gente ia esquecer? Dia 12 é o dia em que o coelhinho vai espalhar por aí muitos ovinhos enfeitados. Então, queremos desejar a todos os ouvintes uma feliz Páscoa. Mas, como a gente não pode dar chocolate pra você, o nosso presente vai ser a música de Daniel Montero.

Não perca. Venha comemorar a Páscoa junto com a gente. Pirão Catarina, às 18h, na Univali FM. 94,9 ou www.univali.br/radio.



quarta-feira, 1 de abril de 2009

Música instrumental? Embarque nessa viagem

- Quando você está fora da sua rotina musical – longe dos palcos, do Conservatório, dos Festivais de Música, das salas de aula e dos estúdios – como é a sua vida?
- Bom, não sei... Minha vida é 100% música.

Foi assim que Arnou de Melo respondeu ao Pirão Catarina e mostrou, mesmo sem perceber, a que veio ao planeta.

Depois de dedicar 40 anos da sua vida à música, o compositor e instrumentista de Itajaí, Arnou de Melo, veio ao programa para lançar o seu primeiro CD, intitulado “Fantasia”. O contrabaixo de Arnou, arranjado harmoniosamente com os outros instrumentos, convida os mais diversos públicos para embarcarem em uma viagem rumo a um universo de encantos e fantasias.

Neste trabalho, Arnou reuniu algumas de suas músicas instrumentais, compostas ao longo de sua carreira como contrabaixista. E que carreira!

O que há de melhor na música instrumental catarinense você vai encontrar no Pirão Catarina deste domingo, 05, às 18h. Rádio Univali: 94,9 ou www.univali.br/radio .