sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PIRÃO CATARINA: MUSICA ITAJAIENSE PARA TODOS OS GOSTOS


Pela primeira vez reunidos em um único CD,16 grupos e intérpretes itajaienses expõem seus respectivos trabalhos no disco “Pirão Catarina”. O título é homônimo ao programa da Univali FM o qual lhe deu origem. Pirão Catarina está no ar desde março de 2000, sob a batuta da jornalista e professora Liza Lopes Corrêa, com produção de acadêmicos do curso de Jornalismo da Univali. É Liza quem abre a apresentação do álbum escrevendo - “tem rock, tem pop, tem reggae, tem MPB – O Cd Pirão Catarina – Edição Itajaí apresenta uma amostra do que há de melhor na produção musical catarinense, mais especificamente na cidade de Itajaí”.
O lançamento oficial foi no dia 03 de dezembro de 2010, no auditório do Porto de Itajaí, durante show ao vivo que contou com a participação de alguns cantores e grupos que integram essa obra histórica. O disco tem o apoio do Porto de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Univali, Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Cursos de Comunicação Social da Univali.
Em síntese, é resultado de várias edições de um programa que se dispõe a abrir espaços para o talento local. Traduzida em CD, essa versão peixeira do Pirão Catarina é também um marco pioneiro na história da “culinária musical catarinense”. Reflete igualmente o pensamento da Univali FM ao dar espaços a estilos musicais heterogêneos onde o que mais importa é a qualidade. A água foi fervida, a farinha acrescentada e a mistura ficou pronta. Agora, o pirão está sendo servido para ficar na história da música de Itajaí, de Santa Catarina e do País. À mesa, para nosso deleite, os acordes do primeiro volume do CD Pirão Catarina e o primeiro belisco é do grupo Tarrafa Elétrica interpretando, de Evandro Che Marquesi, a música “Catarina”.
Na sequência, Nego Joe compôs e canta – “Um Ser Só”. “Amanhecer” é de Carlinhos Niehues e quem a canta é Louise Lucena. Depois, com Luciano Silva - composição de Mano Baptista, “Marina”. O CD Pirão Catarina reservou espaço ainda para a música instrumental de Arnou de Mello, com ele no baixo fratless, em “Itajaí, Ares e Mares”, seguida da “Marcha do Estacatinho”, com o grupo Samburá. Na linha do pop rock, a banda Ou3tórya participa com a composição de Daniel Ventura, na música “Longa Jornada”. E “Som do Coração”, composição de Giovani Sagaz e Edson Wessler, tem a interpretação da Banda Edgand’s. A batida pega mais forte na composição de Marzio Lenzi, “Abstinência”, interpretada pelos Lenzi Brothers; em “Metal Rebel”, de André Fabian Mees, com a banda Steel Warrior; e ainda, “Fugir”, com a banda Angeli, composição de Daniela Longaray.
Outras experiências sonoras aparecem na psicodélica “Colinas”, de Darlan Haussen Martins e Júlio Cesar Mendonça, com Casa de Orates; e no rap “Lições Que a Vida Ensina”, de João Raimundo Neto, com o grupo Manifesto. O ritmo forte da banda Tribuzana aparece na faixa “Estranha Força”, de Chico Preto e Mario Júnior.
Pra terminar, as músicas “Sem Eira Nem Beira”, de Luiz Vicentini, e “Papa Siri”, de Carlos Cória, acompanhado das vozes das crianças do Cau – Colégio de Aplicação da Univali.
Na verdade desconheço outro disco, com carcaterística local, que tenha incluído em seus acordes tantos músicos, cantores e compositores de uma só vez e com generosa diversidade e tendências. Creio ser um marco na história da música em terras barriga verdes. É o Pirão Catarina litorâneo. E agora é só perguntar: se “quéx” com peixe, linguiça ou carne seca, afinal sua diversidade permite que seja oferecido assim: pra todos os gostos. Durante 10 anos, alunos do Curso de Jornalismo da Univali liderados por Liza foram à bica para pegar água e ao engenho, à procura de farinha. Colocaram a água a ferver e a ela juntaram a farinha. O resultado foi o saboroso Pirão Catarina em sua versão musical prontinho para ser degustado. Agora cabe também a pergunta: “se quéx, quéx, se não quéx, diz, ixtepor”.
O programa Universo Musical – um mundo sem fronteiras - apresenta o CD na íntegra, neste domingo (12), na Univali FM, 94,9 MHz, a partir das 10 horas da manhã e também na terça-feira (14), a partir das 10 horas da noite.

Alberto César Russi
Sistema Educativo de Rádio e TV Univali
www.univali.br/radio
universomusical@univali.br

Um comentário:

João disse...

Gostaria de saber como adquirir esse cd. Onde posso compra-lo?

Obrigado e parabéns